domingo, 15 de dezembro de 2013

[Resenha] Em Chamas

Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Minha avaliação: ★★★
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 413


Sinopse:  

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Comentários:

O livro Em Chamas deixa mais claro a importância dos Jogos Vorazes para a alienação da audiência da Capital, e para a intimidação dos distritos. Com a vitória de Katniss e Peeta, alguns distritos entenderam como uma afronta à Capital. Com isso, o Presidente Snow ameaça matar a família de Katniss caso ela não convença os demais distritos que está realmente apaixonada por Peeta.

Os vitoriosos são convocados a viajar passando por cada distrito com discursos de solidariedade e compaixão para os tributos mortos. No entanto, os distritos se mostram relutantes, e os levantes e rebeliões continuam a ocorrer. 


Próximos do 75º Jogos Vorazes, o mesmo terá sua edição "especial", já que a cada 25 anos ocorre o Massacre Quartenário, assim as colheitas deverão ser constituídas dos vitoriosos de cada distrito. Novamente Katniss e Peeta são lançados aos Jogos Vorazes, mas agora com outros tributos experientes. 
Os tributos novamente são tratados e adulados pela Capital, aos poucos percebe-se que os rebeldes tem um papel importante e aparecem em determinadas cenas. Como na entrevista antes dos Jogos, ao rodar o seu vestido, o mesmo se transforma em um vestido. Sinal de que algumas pessoas da Capital, como Cinna, tentam provocar Panem.

Os tributos são enviados a arena de jogos,  e uma nova disputa sangrenta acontece. Os tributos se dividem em duas equipes, sendo os Carreiristas contra os aliados de Katniss, formados por Katniss, Peeta, Finnick e Mags do distrito 4 , Johanna do distrito 7 e Beetee e Wiress do distrito 3. 

Os aliados bolam um plano para matar os Carreiristas. Na arena existe uma árvore que todos os dias ao meio-dia e a meia-noite recebe uma descarga elétrica, então eles pensam em com fio condutor eletrizar a água da praia, quando os Carreiristas forem para a praia descansar, e tiverem contato com a areia molhada morrerão eletrocutados.

Johanna (mecha vermelha na foto ao lado) e Katniss devem levar o fio que está preso à árvore, mas carreiristas aparecem, então Johanna acerta Katniss e a deixa atordoada no chão. A princípio parece que Johanna está tentando mata-la, mas você entra em dúvida quando ela pede para Katniss ficar em silêncio. Ela sai dali, e deixa Katniss no chão. Quando acorda, Katniss pensa que tudo foi uma emboscada e retorna à árvore para buscar Peeta. Mas Peeta e nenhum dos outros estão ali, e está próximo da descarga elétrica acontecer. 

Quando ouve um barulho e vê Finnick, pensa em atirar nele, mas lembra de algo que Hammitch lhe diz: "Lembre-se quem é o inimigo", então Katniss pega o fio condutor e amarra em sua flecha e atinge o teto da arena que começa a ser destruída pela descarga elétrica. 

Katniss é lançada para longe com a explosão, e pensa ter morrido. Quando acorda, descobre que tudo era um plano conhecido por alguns dos outros tributos para tirá-los de lá, e que eles estão indo para o Distrito 13, que realmente ainda existe. Descobre também que Johanna e Peeta foram capturados pela Capital, o que a deixa transtornada, pois queria protegê-lo. Gale visita Katniss e lhe informa que ele conseguiu fugir com sua família e a dela que agora estão escondidos de toda a Capital e Panem, devido ao Distrito 12 inteiro ter sido bombardeado pela Capital e não existir mais.

Com certeza, ler o livro é bem mais emocionante, mas não tiro os méritos da produção do filme, que ficou super interessante. E quem assistiu adorou a Johanna (brilhante interpretação). Indico sim a leitura do livro que é demais, me emocionei em muitas partes, principalmente com relação as pertubações e pesadelos que Katniss tem por ter participado dos Jogos Vorazes. Também indico o filme, vão assistir porque ficou ótimo. E agora é só esperar para a primeira parte de Esperança!

Segue o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=efAcxZCnnA0

Boa leitura, amorecos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário