segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

[ Resenha ] O Advogado da Vida

Título: O Advogado da Vida
Minha avaliação:★★★
Autor: Jean Postai
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Páginas: 415

Sinopse: Quando começa o direito à vida?

       Essa pergunta fica quase impossível de ser respondida quando o médico Arthur Galanidel é preso por supostamente realizar abortos ilegais em sua clinica, inclusive em uma menor de idade.
       O advogado David é escalado para defender o caso, sofrendo a pressão da imprensa e da sociedade, que discutem se uma mulher tem ou não o direito de abortar e se o médico é ou não um criminoso.
       Será que David conseguirá convencer os jurados a inocentar o médico? Em quais situações é permitido a uma mãe optar por dar ou não a vida a seu filho?
      Neste emocionante thriller jurídico, as perseguições, tramas e provas são misturadas a todo momento, criando um romance fantástico, de tirar o fôlego.
      Tudo isso para, no final das contas, o caso ser julgado por sete jurados que decidirão onde começa e até onde vai o mais fundamental dos direitos: O direito à vida.

Comentário: Ao ver esse livro pela primeira vez, eu realmente adorei a capa. Logo fui ler sua sinopse para ver se valia a pena te-lo em minha estante. E confesso que valeu sim! Ganhei ele de uma amiga este ano no meu aniversário.

Um dos pontos fortes desse livro é que ele não apresenta a tomada de posição do autor Jean Postai, um advogado formado pela PUC. E eu o admiro pela coragem de escrever um thriller sobre esse tema.O livro é totalmente politico, pelo seu tema O ABORTO. Afinal de contas, até onde vai o direito a vida?

Uma história narrada em 3°pessoa. O advogado da vida, nos mostra  protagonista David, um advogado com pouca experiência e bem inseguro diante de alguns atos como advogado. Gostaria que o autor tivesse escrito outra perspectiva sobre esse personagem. 

David então é convocado para defender seu tio, que anos não tinha nenhum tipo de contato. Dr Arthur é um médico renomado, que após uma gravação de um jornalista em sua clínica, é acusado de aborto inclusive em uma menor de idade Amanda.

O advogado fica surpreso pela oferta e aceita o caso, que é considerado o mais polemico da cidade onde vive. Para ajuda-lo na defesa do caso, David recebe a ajuda de seu estagiário Téo (adorei esse personagem), que faz com que ele consiga diversas provas para tentar inocentar o Dr Arthur.

Para poder representar o Ministério Público, está a promotora Morgana Corbani (ODEIO), que é uma mulher extremamente experiente e competente, e vai fazer de tudo para que o médico, passe longos e infernais anos na cadeia, mesmo que seja preciso trapacear ou usar outras possibilidade para ganhar o caso.

Será que o Doutor vai ser inocentado? Será que ele passará o resto da vida na cadeia? Muitas coisas estão por vir nessa história polêmica. 

É um livro que eu indico para fazer as pessoas pensarem, até que ponto vai o direito a vida É possível o aborto ser legalizado no Brasil? Se você tivesse um filho indesejado você abortaria? Antes mesmo de ler o Advogado da vida, já tinha uma posição formada sobre o aborto. Mas tenho certeza de que muitas pessoas após a leitura mudaram de opinião diante do assunto.

Recomendo a leitura para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre o aborto e se propõem a discutir sobre o mesmo. Um livro que questiona, desafia e intriga o leitor. Vale muito a penar ler !

Boa leitura :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário