terça-feira, 19 de abril de 2016

[Resenha] O Oceano no Fim do Caminho

Título: O Oceano no Fim do Caminho
Autor: Neil Gaiman
Minha avaliação: ★★★
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 208

Sinopse:

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Comentários:

Já começo a resenha dizendo que não entendi bolhufas deste livro. Tive que pegar o livro para escrever esta resenha, pois nem os nomes dos personagens me recordo. Engraçado que pensando a respeito, o nome do personagem principal não é mencionado, apenas de sua amiga Lettie. Enfim, Quando ele tinha 7 anos, um inquilino de sua casa foi encontrado morto no carro da própria família, no fim da estrada. Enquanto os adultos tentam resolver o assunto, uma garota (a Lettie) aparece e leva seu novo amigo para sua fazenda. Lá ele conhece sua mãe Ginnie e sua avó também. São três mulheres que vivem a muitos e muitos anos (sim, coloca anos aí!!!!) e que possuem em seu quintal um oceano. 

Os dois despertam um monstro que antes dos humanos existirem já vivia na terra, esse monstro se personifica em uma mulher que se denomina Ursula, e vai até a casa do menino e passa a trabalhar como governanta. Lá, ela passa a infernizar a vida do mesmo, bem como quase matá-lo. Com ajuda de sua amiga Lettie, eles conseguem capturar Ursula, mas Lettie acaba muito ferida, e sua mãe a entrega ao oceano para que um dia possa retornar.

A princípio achei que era verdade, depois achei que eram coisas da cabeça dessa criança, e ao final conclui que talvez fosse verdade mesmo. Enfim, é uma confusão. Talvez, a intenção do autor seja essa, que cada leitor tenha sua percepção e deduza aquilo que satisfará seu desejo literário. Eu, apesar de gostar de livros bem ilógicos, e já ter lido outras obras de Neil Gaiman (Coisas Frágeis 1 e 2), ainda estou sem entender este livro rsrs! Quem entender ou tiver uma outra percepção e quiser comentar fique à vontade!

  Boa leitura, amorecos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário