sexta-feira, 20 de março de 2015

[Resenha] Ladrão de Almas - Livro 1

Título: Ladrão de Almas - Livro 1
Série: Taker
Autora: Alma Katsu
Minha avaliação: 
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 427


Sinopse:

No turno da noite de um hospital no estado do Maine, o Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas, no momento em que Lanore McIlvrae — Lanny — entra no pronto-socorro, muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos. Lanny não é como as outras pessoas que Luke conheceu. E Luke fica, inexplicavelmente, atraído por ela... Mesmo sendo suspeita de assassinato; e conforme Lanny conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassam tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido.

Seu relato apaixonado começa na virada do século 19 na mesma cidadezinha de St. Andrew, quando ainda era um templo puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade, Jonathan, Lanny fará qualquer coisa para ficar com ele para sempre. Mas o preço que ela tem de pagar é alto — um laço imortal que a prende a um terrível destino por toda a eternidade. E agora, dois séculos depois, a chave para sua cura e salvação depende totalmente de seu passado.

De um lado um romance histórico, de outro uma narrativa sobrenatural, Ladrão de Almas é uma história inesquecível sobre o poder do amor incondicional, não apenas para elevá-lo e sustentá-lo, mas também para cegar e destruir. E revela como cada um de nós é responsável por encontrar o próprio caminho para a redenção.

Comentários:

Em Ladrão de Almas temos a história de Lanny, uma garota do século 19, que desde criança é apaixonada pelo cobiçado Jonathan. Ele, porém, com uma beleza sobrenatural, não sente a mesma coisa, e por toda a vila causa o alvoroço nas mulheres. A história se inicia já no século de 20, quando Lanny mata seu amado, a pedido do mesmo, na cidade de St. Andrew, onde eles moravam. Ela acaba encontrando um médico da cidade, Dr. Luke, que em seu estado de choque a atende e escuta sua história.

Lanny conta de amor não correspondido, até de seu ciúmes não declarado diante das inúmeras mulheres que Jonathan possuia. Um dia, Jonathan resolve se envolver com Lanny a deixando grávida. Ao saber que estava grávida foi contar a ele, que deu a triste notícia que ele já estava prometido em casamento com Evangeline, uma raquitica garota que herdaria muitas terras em St. Andrew. Desolada, Lanny revela a família sua situação, e enviada para Boston, para que viva com as freiras e seja escondida a gravidez.

Ao chegar em Boston e relutante em se separar do único laço que a ligaria a Jonathan, Lanny desvia seu caminho, e se perde. Acaba sendo encontrada por três moradores "bem-intencionados" demais, que a levam para casa, cuidam e a vestem. A partir de então, Lanny conhece o dono da casa (e mais pra frente, donos de todos eles), Adair. Sem forças para questionar, Lanny torna-se (como os demais da casa) objeto de prazer de Adair.

Em um certo dia, Lanny amanhece muito doente, apesar dos cuidados de todos na casa, ela não suporta a febre e desfalece. Adair então, por meio de alquimia, dá a Lanny a imortalidade, porém o bebê não sobrevive. Assim, os dias de Lanny são todos iguais: acordar, servir a Adair quando ele quer, ir a bailes e encontrar novas presas, servir novamente a Adair. 

Mesmo vivendo tudo isso, Lanny não esquece Jonathan e quando Adair descobre sobre sua existência, exige de Lanny que o traga para ele. Apesar de não querer, Lanny nunca desobede Adair (pois há um capítulo em que ela é castigada), e volta para St. Andrew. Ao chegar, descobre que sua família achou que ela estava morta, pois o convento disse não ter recebido-a. Seu pai já falecido nunca soube que ela estava bem, porém sua mãe e suas irmãs ficaram muito felizes com sua vida de conforto e dos presentes recebidos.

Quando encontrou Jonathan, o mesmo sentimento surgiu, e por mais que ela descrevesse a linda Boston, ele havia assumido sua herança e não poderia deixar sua família que tanto dependia dele. Porém, seu velho hábito não havia mudado. Em uma noite, cansada da calmaria de St. Andrew, Lanny vai a uma taberna da vila, não muito tempo depois vê Jonathan todo desgrenhado depois de alguma aventura carnal. E observa-o sendo ameaçado por algum marido traído, no qual acaba sendo ferido e morre. Neste meio tempo, Lanny o torna imortal (por meio da poção que rouba sem Adair saber). 

Enfim, nestas condições, Jonathan aceita ir embora com Lanny já que todos acreditam que ele está morto. Adair passa a tratar Jonathan como seu favorito. Lanny percebe a real intenção Adair para com o mesmo e não é o prazer, mas algo sem volta e que coloca a vida Jonathan em perigo. 

Enfim, não vou me alongar nesta resenha, porque resumindo não gostei do livro. Muito cheio de lenga lenga e muito demorada pra contar como tudo aconteceu e quando chega no finalmente, muito sem sal. Então, não lerei o segundo, porque a fila de livros que me aguarda é grande! 

Boa leitura, amorecos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário