sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

[Resenha] Insurgente - Livro 2


Título: Insurgente - Livro 2
Série: Divergente
Autora: Veronica Roth
Minha avaliação: ★★★
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 502


Sinopse:

Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.


Comentários:

Este segundo livro da série Divergente, Tris, Quatro e outros fugitivos do controle da Erudição resolvem pedir ajuda à Amizade, que os recebe com a condição que devem seguir as regras da facção. A paz dessa facção é quebrada quando membros da Erudição chegam e iniciam uma busca pelos fugitivos. E novamente eles precisam fugir. Decidem então se unirem aos sem-facção, no qual Tris irá descobrir que Quatro é filho da líder dos mesmos. 

Aliados aos sem-facção, Quatro decide liderar a Audácia para derrubar a Erudição, no entanto, em uma emboscada, a Erudição consegue injetar soros em algumas pessoas, desta forma, ameaçando que entreguem um Divergente ou então os atingidos irão morrer. Tris se entrega à Erudição, e passa a sofrer várias experiências de soros na tentativa de Jeanine encontrar um que possa controlar os Divergentes. Após inúmeras tentativas sem sucesso, Jeanine resolve matar Tris, e testar o experimento em outro Divergente que também se entrega (Quatro). 

Porém, Tris e Quatro consegue fugir com a ajuda de Peter, que resolve ser menos escroto nesta parte do livro. Após fugirem, retornam aos sem-facção e audaciosos e elaboram um plano para invadirem e executarem Jeanine. Tris não concorda com esta estratégia, pois entende que muitos morreram e que deve haver alguma maneira de assumir o controle. Marcus, pai de Quatro, percebe esta indecisão de Tris e conta que quando Jeanine controlou o exército da Audácia na invasão contra a Abnegação, roubou uma informação que era protegida pelos mesmos, e que era necessário pegá-la de volta. Tris acredita e junto com Cris resolve se preparar para uma invasão antes do massacre que os demais irão executar. 

Infelizmente, ter escondido isso de Tobias causa muitas desconfianças e brigas entre os dois, que só no final do livro parecem ficar bem. Enfim, Tris encontra a informação roubada, mas é pega pela equipe de invasão sem-facçao e audaciosos. Sem perceber, os sem-facção tomam as armas de todos, até dos audaciosos que os ajudaram, e a mãe de Tobias assume o controle da cidade. Neste meio tempo, Tobias diz para Tris que ela estava certa quanto a informação, e joga a mesma em todos os televisores do espaço onde estão todos. 

Uma mensagem reveladora surge.... E ela vem do outro lado da cerca!!!

Neste segundo livro, o namoro de Tris e Quatro fica instável devido cada um ter uma forma de pensar a situação que acontece. Também é um livro bem recheado de ação. Como em Divergentes, adorei ler, mas o que me mais me chamou a atenção foi a personagem Tris que vai amadurecendo diante dos acontecimentos, porém ainda toma muitas decisões irracionais e muito emotivas. SUPER INDICO, é emocionante!

Para quem já assistiu ao filme Divergente, deve estar animado para ver a continuação, INSURGENTE,  que tem previsão de lançamento no Brasil em março de 2015, enquanto isso esperamos ansiosos!!!!! 



Boa leitura, amorecos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário