terça-feira, 9 de dezembro de 2014

[Resenha] Divergente - Livro 1

Título: Divergente - Livro 1
Série: Divergente
Autora: Veronica Roth
Minha avaliação: ★★★
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 502


Sinopse:

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.

E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Comentários:

Em Divergente, a sociedade é dividida em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. As facções são escolhidas a partir de um teste de aptidão, onde os jovens a partir dos 16 anos irão passar. Beatrice uma jovem nascida na Abnegação, tem seu teste inconclusivo, conhecido por Divergente, porém ela não deve contar a ninguém. Na cerimônia de escolha, escolhe ir para Audácia, deixando desta forma sua família e sua antiga facção, mas para entrar na facção deverá passar por estágios e se classificar nas melhores posições. Estes testes serão de combate, depois o simulador de medos e por último a paisagem do medo.

Beatrice, agora conhecida como Tris, passa a se adaptar a sua nova facção, mas antes vivência momentos de medos e apreensão, bem como as amizades que conquista. Will, Cristina, Al e Tris se protegem como podem no complexo e se apoiam, porém Tris sendo a menor e a mais fraca, está prestes a ser eliminada e se tornar uma sem-facção.

Suas potencialidades começam a aparecer quando Tris passa a 1ª etapa, e quando começa a passar pelo simulador de medo, consegue sair das alucinações com muita facilidade e em melhor tempo que os demais. Dessa forma, sua divergência pode ser notada pela facilidade com que sai das simulações, agora Tris deverá aprender a esconder sua divergência para não ser morta.

Sou apaixonada por livros futuristas, e logo de cara já me encantei por Divergente. É um livro com muita ação e descobertas por poder. Como todo livro futurista, sempre tem uma crítica ou uma moral por trás das atitudes humanas, talvez o que futuramente iremos ser ou mesmo o que os líderes fazem por poder, enfim, cada série um assunto a ser abordado, neste primeiro livro da série, é possível ver o quanto é forte a questão da segregação de grupos e como isso se fortalece em gerações. E quanto você não se encaixa nesse padrão inúmeras adversidades podem ocorrer. Muitas dessas coisas já vivemos nos dias de hoje, e o livro nos faz enxergar um pouco do que o homem é capaz por controle e ambição.

Mais que recomendo este livro!!!! E depois quem quiser pode também procurar o filme, que mesmo não contemplando tudo o que está no livro, foi feito de uma maneira bem interessante. Vale a pena ler e assistir!!!!




Segue o link do trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=GvDuMBIt0vM

Boa leitura, amorecos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário