domingo, 6 de julho de 2014

[Resenha] Coisas que Ninguém Sabe

Título: Coisas que Ninguém Sabe
Autor: Alessandro D'Avenia
Minha avaliação: ★★★
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2013
Páginas: 378


Sinopse:

Após conquistar jovens de todo o mundo com Branca como o leite, vermelha como o sangue, Alessandro D’Avenia apresenta Coisas que ninguém sabe, um livro sensível, erudito e repleto de citações literárias. Uma história que retrata o ensino médio, a adolescência e os valores do amadurecimento. Margherita tem 14 anos e está prestes a transpor um limiar mágico e assustador: o início do liceu. Os corredores da nova escola são cheios de fascínio, mas também de ameaças; no intervalo do primeiro dia de aula do ano letivo se estabelecem alianças e se emitem sentenças capazes de definir o futuro. Sozinha em seu quarto, com o sol de verão ainda sobre a pele, Margherita se sente como qualquer adolescente: uma equilibrista na corda bamba. Somente o amor dos pais, da extraordinária avó, Teresa, e do irmãozinho lhe permite caminhar sobre essa corda, mostrar-se ao mundo e tentar crescer com suas próprias forças. No entanto, um dia, Margherita ouve uma mensagem na secretária eletrônica. É de seu pai, anunciando que não voltará mais para casa. O vazio se abre sob seus pés.

Comentários:

Marguerita, de 14 anos, é uma garota que está prestes a conhecer o sofrimento do abandono. Pronta para iniciar o liceu, Marguerita escuta um recado na secretária eletrônica, em que seu pai diz não voltar mais. A partir de então, Marguerita passa a viver seus dias em uma tristeza profunda, e a questionar as atitudes dos adultos. Apesar dos pesares, ela se encantará por seu professor de literatura italiana, que trará com muita emoção a história da Odisséia. Assim, Marguerita irá se transpor para a história de Telemaco que irá em busca de seu pai. 

Em sua fuga, Marguerita descobre um mundo diferente, onde a procura por seu pai não parece tão mágico como a história de Telemaco. Até que sofre um acidente de carro, e fica em coma no hospital. Com este acidente, Marguerita consegue reunir sua família para uma reflexão sobre o abandono, traição e amor. 

Primeiro livro de autor italiano que li e me apaixonei. Alessandro consegue tocar profundamente a alma de quem lê-lo, e fazer refletir sobre a importância do sofrimento para as mudanças.

Recomendadíssimaaaaaaaa essa leitura!!!!

Boa leitura, amorecos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário