sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

[Resenha] A Árvore da Mentira

Título: A Árvore da Mentira
Autora: Frances Hardinge
Minha avaliação: ★★★
Editora: Novo Século
Ano: 2016
Páginas: 304

Sinopse:

Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam, atraindo atenções e suspeitas. Quando o reverendo Erasmus, patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado morto em circunstâncias obscuras, sua filha, a jovem e impetuosa Faith, está determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas para confrontar dolorosos segredos mas também para desafiar as implacáveis tradições da sociedade em que vive. Investigando os pertences do pai em busca de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas. Quando a espiral das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as verdades estilhaçam muito mais. Combinação de horror, romance policial e realismo fantástico, esta arrepiante história da premiada escritora britânica Frances Hardinge, autora de "Canção do Cuco", promete arrebatá-lo do começo ao fim.

Comentários:

Faith é uma adolescente inglesa que vive com sua família no século XIX, e estão a caminho de uma ilha chamada Vane. Seu pai é um reverendo e cientista de fósseis, que foi difamado em Londres por um de seus fósseis ser forjado. Ela percebe que seu pai esconde algo, mas antes que possa descobrir seu pai é assassinato e a comunidade da ilha acredita ter sido suicídio. E naquela época quando uma morte era declarada como suicídio a família não ficava com os bens do falecido. 

Não acreditando que seu pai teria se matado, Faith resolve investigar por conta própria, descobre que realmente seu pai forjou os fósseis, mas que teve um motivo, queria testar a Árvore da Mentira. Este era um espécime que o reverendo escondia em algum lugar na ilha, e que segundo suas anotações para que a mesma pudesse crescer era necessário sussurra-lhe uma mentira, essa mentira deveria ser espalhada e quanto mais pessoas acreditassem na mesma, mais a árvore crescia. O interesse não era crescer, mas o fruto que ela gerava, pois podia revelar uma verdade que o criador da mentira quisesse saber. 

Faith descobre o esconderijo da árvore, e espalha a mentira que seu pai retornou dos mortos e irá assombrar a ilha. Como a mentira "pegou" na ilha, e com as pessoas amedrontadas com o fantasma do reverendo, a árvore cresce e dá o fruto, e ao comer do mesmo lhe é revelado que seu pai é morto por duas pessoas. 

É claro que não vou contar quem são as pessoas, mas é muito interessante o enredo e como a autora faz um mistério bem elaborado. A - D - O - R - E - I. O livro traz uma importante reflexão quanto ao valor da mulher nas descobertas da ciência na época e do papel da mulher dentro do círculo familiar, o que deixa a história muito mais gostosa de se ler. 

Boa leitura, amorecos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário