terça-feira, 22 de março de 2016

[Resenha] Os Sete Minutos

Título: Os Sete Minutos
Autor: Irving Wallace
Minha avaliação: ★★★
Editora: Circulo do Livro
Ano: 1974
Páginas: 557

Sinopse:

Este romance de Irving Wallace, um dos escritores mais populares do século XX, lançado em mais de 20 países, é a história de um livro que narra as experiências sexuais de uma mulher e acaba banido pela justiça da Califórnia por seu conteúdo obsceno. A censura ganha as manchetes de todos os jornais, e o julgamento, que expõe personagens díspares como prelados do Vaticano e produtores de filmes eróticos, coloca dois grandes advogados em lados opostos e torna-se assunto de conversas por todo o país.
Grande sucesso comercial também no Brasil nos anos 70, esta nova tradução do romance resgata uma obra que marcou sua época. Um clássico da literatura norte-americana da segunda metade do século XX que as novas gerações, atualmente livres do fantasma da censurar, não podem deixar de ler.

Comentários:

Michael Barret é um advogado em ascensão profissional, noivo de Faye, filha de Osborn II, dono de uma emissora de Los Angeles, em breve assumirá a vice-presidência das empresas Osborn, porém sua vida se transforma ao aceitar defender uma editora acusada de imprimir e fornecer um livro pornográfico "Os Setes Minutos".  

O que compromete a idoneidade do livro é o fato de Frank Griffith, magnata de Los Angeles ter seu filho envolvido em um estupro, culpabilizando desta forma o livro para conduta de seu filho. 

Caso polêmico, onde acusação e defesa se posicionam para conquistar o veredito dos 12 jurados presentes. Porém, através de ajuda a acusação consegue pontuar a frente da defesa. Em caminhando para o final do julgamento, a defesa vê se diante de uma prova que pode ser irreal, vale a pena arriscar um caso perdido para não perder a honra? 

Primeiro livro que li de Irving Wallace, é amei! Este livro fez muito sucesso na década de 1970, e quando lido 40 anos depois nos faz pensar nas semelhanças de debates vivenciados no século XXI. Questões como moralidade, sexo e censura são muito bem abordados neste julgamento empolgante! Super recomendo! 

Boa leitura, amorecos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário