sábado, 26 de dezembro de 2015

[Resenha] Zona Morta

Título: Zona Morta
Autor: Stephen King
Minha avaliação: ★★★★
Editora: Abril
Ano: 1985
Páginas: 392

Sinopse:

Jonny Smith é um simplório professor secundário, acorda de um coma de cinco anos aparentemente sem sequelas, a não ser por uma área de seu cérebro danificada, que o impede de reconhecer certos objetos. Os médicos dão a essa área o nome de zona morta.

Mas a zona morta abriga muito mais do que memórias esquecidas. Por conta dela, Johnny desenvolve o poder de prever o futuro. Isso também é sua condenação - nela cresce um tumor que rapidamente suga suas energias.

Após conhecer Greg Stillson, um inescrupuloso candidato a deputado, Johnny tem terríveis visões do político como presidente dos Estados Unidos e o país mergulhando numa guerra nuclear. Perturbado, ele terá que enfrentar o difícil dilema: sofrer em silêncio, sabendo das tragédias que virão, ou matar Stillson, numa desesperada tentativa de impedir a catástrofe prenunciada.


Comentários:

Johnny quando criança sofre uma queda enquanto patinava no gelo, a partir de então teve alguns pressentimentos, mas nada que modificasse ou alertasse em sua vida. Já adulto, professor em uma escola municipal, sofre um grave acidente de carro, e fica em coma por quase 5 anos. Já desacreditado pelos médicos, seus amigos e família retomam sua rotina, até que recebem a ligação que Johnny acordou.

Após o choque de 5 anos adormecido, Johnny é submetido a inúmeras cirurgias para que volte a andar, já que seus tendões e músculos já estavam atrofiando. Durante este período de recuperação no hospital, Johnny tem experiências paranormais tanto com o médico que o atendia, bem como outros funcionários do hospital. A notícia se espalha e Johnny torna-se assunto dos jornais da cidade.  

Prestes a ter alta, sua mãe, uma fanática religiosa, tem derrame e Johnny volta pra casa. Antes de morrer, ela o faz prometer que irá fazer o que Deus quiser, já que ter acordado de seu período de coma era um sinal de Deus. Apesar de seu dom (ou maldição), Johnny tenta levar sua vida o mais normal possível, evitando os repórteres que insistem em entrevistá-lo, e devendo as cartas e objetos que inúmeras pessoas o enviam para saber do futuro ou de pessoas desaparecidas.

Já esquecido,  Johnny é convidado por um delegado desesperado a descobrir o assassino do Maine, uma cidade que a 5 anos vem sofrido com a morte de mulheres e meninas estupradas e estranguladas. Novamente, ele fica em evidência. E tenta fugir disso tudo! Encontra emprego em uma cidade afastada de todos, como professor individual, e quando já se sente em casa, novamente tem uma previsão, uma churrascaria com muitos formandos irá pegar fogo. Alguns acreditam em sua previsão, desta forma, diminuindo o número dos mortos.

Johnny novamente vai embora, mas no período em que trabalhou nesta cidade, conheceu Greg Stilsson, através do noticiário da TV, prefeito de uma cidade, que independentemente tentava um cargo como deputado. A sensação que teve quando o viu na TV não foi das melhores, e isso o incitou a ir atrás deste cara em um comício Quando conseguiu apertar a mão do candidato, teve uma visão terrível, que o perseguiu até tomar a decisão de mudar este futuro.

Johnny só não previa como iria acabar sua decisão!!!

Como sempre Stephen King, surpreende pela criatividade e pelo sobrenatural. O interessante não está simplesmente na questão do dom, mas em como ele se sente injustiçado com o fato de ter perdido 5 anos de sua vida, e como lida com isso. Como lidar com fato de pessoas serem enganadas a todo tempo por pessoas mal intencionadas e como lidar com tamanha responsabilidade de prever e saber demais. SUPER RECOMENDO!!!! 
   
Boa leitura, amorecos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário