Autor: A.D. Miller
Minha avaliação: ★★★★☆
Editora: Record
Ano: 2014
Páginas: 255
Sinopse:
Em meio ao boom econômico provocado pela entrada de capital estrangeiro na Rússia, Nicholas Platt é um advogado inglês que atua em Moscou para facilitar empréstimos entre bancos e investidores. No seu trabalho, se depara com um país decadente, onde a corrupção é generalizada e é impossível conseguir qualquer coisa sem conhecer a pessoa certa. Em pleno inverno, Nick se vê atraído por Macha, uma mulher enigmática que conhece durante um assalto no metrô. Na medida em que ele se apaixona, descobre que Macha pode ser bastante perigosa. Ela o guia por uma cidade dominada pela corrupção, onde segredos – e corpos – surgem quando a neve derrete. Ao mesmo tempo, Nick se deixa levar pelas oportunidades sedutoras que o país apresenta, capazes de fazer um homem mergulhar em sua própria decadência moral.
Comentários:
Rússia. Governo Putin. Nicholas é um advogado inglês que foi transferido para Moscou, no qual irá trabalhar com banqueiros e investidores. Ele conhece Macha, uma mulher loira e misteriosa, e acaba se apaixonando. Aos poucos Macha vai revelando a Nicholas sobre sua infãncia sofrida, quando a mesma passa a confiar-no, ela o convida para conhecer sua tia Tatiana.
Tatiana uma idosa muito simpátia se afeiçoa rapidamente a Nicholas, sentimento que é recíproco. E quando Macha pede ajuda a Nicholas para providenciar os papeis do imóvel para que Tatiana se mude, ele prontamente aceita. Com a transação do apartamento quase completa, Nicholas descobre alguns detalhes que para muitas pessoas seriam essenciais no relacionamento, como saber que Tatiana não eram parentes, mas se conheceram uma vez no metrô. Mas Nicholas insistiu, por mais que percebia que Macha queria algo dele, que não era amor, ele queria aquele relacionamento.
"- A vida é perigosa - disse Macha, passando um braço à minha volta. - Até hoje, ninguém sobreviveu a ela".
Nicholas conta esta história de amor com Macha a sua atual noiva. Ali ele revela um sentimento forte e iludido que vivenciou e como tudo isso esteve ligado a um crime cruel. Ao final, ele ainda a deixa decidir o que fazer depois dessa história:
"Mas não foi só isso. Como estou sendo sincero, ou tentando, como estou lhe contando quase tudo, devo contar a vocêa outra razão, talvez a razão principal. Você decide o que fazer.
É claro que, quando penso a respeito, existe culpa, existe alguma culpa. Mas, sobretudo, há perda. É o que realmente machuca. Sinto falta dos brindes e da neve. Sinto falta do movimento do néon no Bulvar no meio da noite. Sinto falta de Macha. Sinto falta de Moscou".
Um livro com romance e revelações, fraudes e crimes. Este livro está:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3BMaRbvR27hjeU1cfojmVercieAdbVdBWN4W2Lbim3SfhDjwnTvbJypGEN0ozVJHjaXAvg3gaLHgOy9vUak6KWW3nfLCPRxMUdu3DSJ7d12pdjL_TeUIDkm1ou7VffKg3-ciUm3jGKas/s200/testado+1.png)
Boa leitura, amorecos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário