quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

[Resenha] Casório?!

Título: Casório?!
Autora: Marian Keyes
Minha avaliação: 
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2005
Páginas: 644


Sinopse:

Lucy Sullivan vai se casar. Essa moça de 26 anos, que divide o apartamento com as amigas, não tem dúvidas de que, dentro de poucos meses, estará entrando na igreja durante uma linda cerimônia. Só falta um pequeno detalhe: o noivo! Mas Lucy, que nem ao menos tem um namorado e nunca foi muito bem-sucedida no amor, confia piamente nas previsões de sua cartomante e iniciará uma busca incessante (e hilariante) por um bom partido: ele só precisa ser bonito, inteligente e não lembrar em nada o seu pai. A escritora Marian Keyes - após os imensos sucessos Melancia, Férias! e Sushi - está de volta com Casório?! , um romance contagiante e engraçadíssimo.

Comentários:

Lucy tem 26 anos e está em busca de um namorado, porém o seu gosto é um tanto peculiar. Sempre que namora, Lucy acaba se relacionando com caras desempregados, alcóolatras e fadados ao  fracasso. Logo no começo do livro, Lucy e mais três amigas resolvem ir à uma cartomante, que revela que Lucy irá casar. Sem namorado, Lucy passa acreditar que todos os homens que falam com ela podem ser um possível futuro esposo, menos seu amigo Daniel, o maior pegador de Londres.

Em uma festa, Lucy conhece Gus cara descolado (pelo excesso de maconha) e muito engraçado (alcóolatra) e passam a se relacionar. Lucy não se importa de bancar tudo neste relacionamento, pra ela importa a felicidade de estar com alguém tão gente boa e linda. Lucy não percebe a furada que está se metendo. Assim Gus termina com Lucy sem motivos importantes e Lucy fica um caco. 

Além disso, a vida de Lucy passa a ter uma reviravolta quando sua mãe decide se separar e viver com outro homem. Lucy que já não gostava de sua mãe, resolve morar com seu pai para que possa cuidar dele. Ali, ela passará a ver os motivos que fizeram sua mãe sair de casa, um pai alcóolatra. Apesar desta constatação, Lucy tem grandes dificuldades em aceitar esta situação, e passa a contar com a ajuda de Daniel.

Neste período difícil em que Lucy passa a lidar com um alcóolatra roubando seu próprio dinheiro, Gus ressuge das bebidas das cinzas e Lucy aceita encontrá-lo. No pub onde marcam, Lucy percebe ao abraçá-lo o quanto ele cheira alcóol e o quanto não teria notado antes. Após sentarem, ela percebe o quanto ele é oportunista e que sua companhia não é importante neste encontro, mas seu dinheiro. Ali, Lucy consegue ter clareza de todos os seus relacionamento e quanto foi codependente em todos, e quanto todos os seus ex eram a versão do seu pai mais novo. 

Assim, Lucy despacha Gus, decide com ajuda de profissionais a cuidar de seu pai, mesmo que não mais morando junto com ele, com dificuldades volta a falar com sua mãe (mas nada de melhores amigas) e conhece o seu futuro esposo.

Apesar do final cliclê (já dei a dica de com quem ficará), Casório é um dos melhores livros de Marian Keys, odeio Melancia,  além de muito engraçado (ri quase o livro inteiro), há muitos momentos de torcida para os encontros de Lucy e momentos de raiva e indignação onde você percebe que aquilo não está certo e vai acabar em merda lágrimas. Enfim, S-U-P-E-R recomendo este livro!

Boa leitura, amorecos!!

2 comentários:

  1. Já li esse livro e adorei, aliás adoro os livros da autora, são de linguagem fácil e muito hilários.

    http://www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainan obrigada por comentar. Eu não tive boas experiências, não gostei de nenhum livro da Família Walsh, mas adorei Casório e Sushi. Ainda não desisti de Marian Keyes kkkkk

      Excluir