sexta-feira, 21 de junho de 2013

[Resenha] No escuro


Título: No Escuro
Minha avaliação: ★★★★★
Autora: Elizabeth Haynes
Editora: INTRÍNSECA
Ano: 2013
Páginas: 335

Sinopse:

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.

Comentário:

Catherine Bailey era uma jovem bem sucedida, bonita, que saia todos os dias com suas amigas, Sylvia, Claire e Louise sabendo muito bem como aproveitar sua vida. E foi exatamente em uma dessas festas, a de Halloween, que elas vão até uma boate, onde Catherine conhece o segurança Lee, um homem loiro dos olhos azuis, lindo, sedutor, musculoso e charmoso. O tipo de homem que muitas mulheres matariam para ter em sua vida.

Catherine começa então a se relacionar com Lee e sem que ela percebesse, ele já estava com as chaves de sua casa e dentro de seu coração. As coisas começam  a ficar estranhas, quando Lee revela que tem outro emprego misterioso que não poderia revelar à Catherine, sumindo por vários dias sem dar noticias e aparecendo de repente sem avisar. Mas que emprego seria esse? O que Lee tanto escondia de Catherine? É assim que ela começa a perceber que aquele homem não tem nada de carinhoso e perfeito, ele começa a controlar cada passo de sua vida, diz que roupa ela tem que vestir, como tem que se comportar, bate nela e a estupra. Mas ninguém acredita nela, nem sua melhor amiga Sylvia, afinal de contas ele é o homem dos sonhos!.

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. Afinal, em algum momento elas deveriam ter percebido que as coisas tinham saído errado e que, de repente, haviam passado a sentir medo do parceiro – e, sem dúvida, era este o momento de terminar a relação. Deixa-lo sem pensar duas vezes, foi o que sempre pensei. Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como " Não é tão simples assim", e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim – apenas vá embora, afaste-se dele.
 Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei que se afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas. Eu tentara, e fizera a besteira de aceita-lo de volta. O fato de ainda amá-lo, amar aquela parte gentil e vulnerável dele que esta lá dentro em algum lugar, era somente parte do problema; havia também o medo aterrador de como ele poderia reagir caso eu fizesse algo que acabasse provocando-o.
Agora não era mais uma questão de me afastar. Era preciso fugir." (Página 191-192)

Até onde isso vai durar? O que vai acontecer depois?

Quatro anos depois em 2007, Catherine agora Cathy, se mudou de Lancaster e agora mora em Londres. É uma mulher bem diferente, amedrontada, que não sai de casa antes de ficar horas verificando seu apartamento para ver se ainda esta tudo bem, até as tarefas normais do dia a dia se tornam obstáculos para sua vida.  A figura de Lee ainda a aterroriza constantemente, mesmo sabendo que ele esta preso a quilômetros de distancia.

Até que então Cathy conhece seu novo vizinho Stuart Richardson, que é um fofo ( é psicólogo) aparece em sua vida determinado a ajudá-la a superar seus medos, fazendo com que ela acredite que possa voltar a ser normal. Mas será que ela realmente vai conseguir? Quando ela achava que estava se recuperando uma ligação inesperada faz com que seus dias se tornem cada vez mais difíceis.

No escuro é um OUSADO THRILLER, é o primeiro romance de Elizabeth Haynes, e tenho certeza que vou esperar ansiosa para ver qual será seu próximo romance. Ele é narrado em primeira pessoa na perspectiva de Cathy, os capítulos são bem curtos, e o mais interessante é que são alternados entre o os  anos de 2003/2004 o passado quando Catherine estava com Lee, e 2007/2008 com seu presente que é quando Catherine vira Cathy, uma jovem problemática que sofre de TOC. E ao longo da história vamos percebendo todos os motivos do porque do TOC de Cathy, de suas restrições e verificações, deixando o livro cada vez mais eletrizante.


Eu ADORO quando pego um livro e ele realmente me surpreende. E posso dizer que esse é um dos MELHORES LIVROS QUE EU JÁ LI Digno de 5 estrelas .E com certeza ele está na minha estante como uma das minhas leituras favoritas.


Um comentário: