segunda-feira, 10 de junho de 2013

Taxi Driver

Bom dia nessa segunda-feira nublada e que a maioria detesta!
Nada melhor que começar a semana falando de um filme que para mim é um dos melhores do mundo e com certeza esta na lista dos meus 10 favoritos.



Sinopse: Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.

Titulo: Taxi Driver
Direção: Martin Scorsese
Duração: 1h 53min

Comentário:

"Taxi Driver" é um filme de 1976 dirigido por Martin Scorsese. É amplamente considerado um dos maiores filmes americanos, aclamado por sua performance forte e realismo gritante. Merecidamente, o filme levou os atores Robert de Niro (Um dos melhores atores do mundo) e Jodie Foster à fama e reconhecimento, Judie tinha apenas 12 anos.

Um filme que muitos se identificam  não tanto pela personalidade de Travis e sim a vida que ele vive, cidade grande, ruas fedidas onde á prostitutas e por pouco ou nada a justiça falha.
Travis Bickle (De Niro) é um jovem de 26 anos frustrado e alienado, que alega ter sido recentemente dispensado do Corpo de Fuzileiros Navais. Ele sofre de insônia e arranja um emprego como taxista na cidade de New York, oferecendo-se para trabalhar no turno da madrugada. Travis passa o seu tempo livre assistindo a filmes pornográficos em cinemas imundos, dirigindo sem rumo. Também observa New York de seu táxi e irrompe com violência contra o que julga ser a escória que contamina a cidade.

Um filme que trata da solidão no meio do caos, politica, amor e ate mesmo um tanto de inocência da parte de Travis.
Onde ele começa a ficar atormentado com as coisas que ele vê de dentro do seu táxi.
Com cenas e uma trilha sonora solitária, Taxi Driver com certeza é um dos meu filmes favoritos.
Cenas marcantes como a de Travis no espelho, onde Robert de Niro improvisou esta cena sendo assim, para os cinéfilos e críticos uma das melhores cenas já feitas em um filme.


O filme pode ser visto como uma sequência de tentativas de socialização com falhas. Travis tenta aproximar-se de uma mulher, mas acaba levando-a para um cinema pornô. Tenta aproximar-se de um político de fama crescente, mas acaba tentando matá-lo. Fala com membros do serviço secreto, mas não consegue nem fornecer o nome ou endereço verdadeiros. Tenta iniciar uma amizade com uma jovem prostituta, mas sem nenhum sucesso.

O filme passa a ser solitário mas no fim tem a genialidade do diretor Scorsese que transforma Travis em um "Herói" para uma garota que nunca foi notada pela sociedade e somente para o seu cafetão e o publico que eles atingem. 
Com uma reviravolta e um final sensacional, Taxi Driver é com certeza um filme indispensável para ser visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário